A selecção nacional de futebol de Moçambique subiu da 111ª para 110ª posição no Ranking da FIFA de acordo com a classificação actualizada nesta quinta-feira, 15 de Fevereiro de 2024, a primeira relativa ao presente ano. A subida é fruto da prestação dos Mambas na 34ª edição do Campeonato Africano das Nações que decorreu na Costa do Marfim, onde o combinando nacional registou dois empates a duas bolas, frente o Egipto e Gana, é uma derrota no confronto com Cabo Verde.
Fonte: Lance
Em relação a anterior actualização feita a 30 de Novembro de 2023, Moçambique passa a contar com 1184.49 contra os anteriores 1180.72 pontos. Moçambique continua ainda distante das 100 melhora seleções do mundo.
No top 10 seguiu da mesma forma que na temporada passada, com a Argentina na liderança. Como as seleções europeias e sul-americanas não entraram em campo neste ano ainda, as únicas movimentações foram por conta das partidas disputadas na Copa Africana das Nações e na Copa da Ásia.Terminada a Taça Asiática e o CAN, Nigéria, Costa do Marfim, Angola e Catar são os que mais sobem.
Ao nível das selecções dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, Angola, que foi eliminada nos quartos-de -final, teve a maior subida e entra no top-100 ao subir 24 lugares para o 93.º lugar.
Campeão da Copa da Ásia, o Catar foi a seleção que mais ganhou posições no ranking. A equipe ganhou 92 pontos e saltou do 58º lugar para o 37º. A Jordânia, finalista da competição asiática, também deu um salto enorme na tabela divulgada pela Fifa, mas ganhou apenas 17 posições e atualmente ocupa o 70º lugar.
Entre as seleções africanas, a finalista Nigéria ganhou 14 posições e atualmente está na 28ª colocação. A Costa do Marfim, vencedora do CAN, sobe 10 para 39.º Quem também se deu bem foi o Marrocos, que ultrapassou os Estados Unidos, e se aproximou de entrar no top10 pela primeira vez em sua história — a equipe está na 12ª posição, atrás de Uruguai e Croácia.