Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024
Home Sociedade Manuel Rodrigues desafia AMETRAMO a trazer soluções face aos problemas que o País enfrenta

Manuel Rodrigues desafia AMETRAMO a trazer soluções face aos problemas que o País enfrenta

by admin
0 comment

Fonte: Vertical

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues desafiou Associação dos Médicos Tradicionais de Moçambique(AMETRAMO) a trazerem soluções face aos problemas que a Província e o país enfrenta.

O desafio foi lançado na tarde desta quarta-feira, 04 de Agosto de 2021 durante a uma reunião com os membros da AMETRAMO.

Na ocasião, Manuel Rodrigues colocou cinco (5) temas em plena reflexão dos membros da Associação dos Médicos Tradicionais de Moçambique (AMETRAMO).

Sendo: “1° Como é que a AMETRAMO pode envolver-se activamente nas acções de mobilização global para a prevenção da COVID-19 e aderência em massa nos Postos de vacinação?; 2° Como é que AMETRAMO podem contribuir mais para acelerar o crescimento económico e por esta via o desenvolvimento da nossa Província?; 3° Como é que AMETRAMO pode estancar a tendência da adesão dos Jovens à acção terrorista da vizinha de Cabo Delgado?; 4° Como é que AMETRAMO pode participar na Governação para a solução dos problemas ou superação dos desafios que aponquentam nas comunidades?; e 5° Como fortalecer uma boa coordenação e relação entre AMETRAMO e o Governo num momento em que há muita desinformação para a melhor busca das soluções que afectam a comunidade?”.

Na ocasião, Manuel Rodrigues disse que AMETRAMO desempenha um papel muito importante nas comunidades e assim como no Governo na transmissão de valores morais e boas práticas no seio da comunidade.

Outrossim, o Chefe do Executivo Provincial disse que o Governo liderado pelo Filipe Nyusi, Presidente da República reconhece o esforço levado a cabo pelos membros da AMETRAMO, razão pelo qual foi criada esta Associação.

” A Saúde moderna só por si pode não ter efeitos positivos sem se juntar com a medicina tradicional onde vós são líderes e juntos podem salvar mais vidas”- sublinhou Manuel Rodrigues.


Na mesma interação com os membros da AMETRAMO, o Chefe do Executivo Províncial sublinhou a necessidade de os membros transformarem os desafios em oportunidade visto que muitos gostam de corta mato ou seja vida fácil.

O governante exortou aos membros da AMETRAMO a necessidade de continuar na dessiminação das mensagens de prevenção e combate da pandemia da COVID-19 assim como de outras doenças como o HIV-SIDA, DIARREA, MALÁRIA entre outras.

A ocasião serviu o governante apelar os membros da AMETRAMO a distanciar-se daqueles que buscam medicamentos tradicionais para ir se filiar com os terroristas na vizinha Província de Cabo-Delegado pois no seu entender um bom curandeiro é aquele que dá medicamentos para curar e não para matar o outro ou transformar em outras coisas.

O Chefe do Executivo Provincial disse que não podemos deixar a nossa tradição, cultura aquela que nos identifica como africano para salvar a Província de Nampula e o país em geral por ser a única via de como nos manter fora dos problemas que aponquentam nas comunidades podendo em algum momento recorrermos um ritual tradicional junto da AMETRAMO para pedir espíritos de modo a nos salvar contra essas doenças como COVID-19 que ten vindo a matar milhares pessoas.

Por último, Manuel Rodrigues apelou a todos membros da AMETRAMO e os que fazem parte dos grupos-alvo a serem abrangidos nesta fase, a dirigirem-se aos Postos de Vacinação, evitando a desinformação e os fake news que têm estado a comprometer todo o trabalho que o MISAU e outras entidades vêm levando a cabo para travar a progressão da pandemia.

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00