Home Internacional Missão saúda “passo encorajador” para a paz entre RDCongo e Ruanda

Missão saúda “passo encorajador” para a paz entre RDCongo e Ruanda

por karinganakaringana
0 comentários

"Este acordo representa um passo encorajador para a cessação das hostilidades, a redução das tensões regionais e o restabelecimento duradouro da paz e da estabilidade no leste da RDCongo e na região dos Grandes Lagos", afirmou Vivian van de Perre, chefe interina da MONUSCO, em comunicado.

A missão da ONU instou todas as partes a cumprirem os compromissos constantes do pacto, denominado Acordo de Washington e assinado na capital norte-americana pelos ministros dos Negócios Estrangeiros congolês e ruandês, Thérèse Kayikwamba e Olivier Nduhungirehe, respetivamente, na presença do Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.

"De acordo com o seu mandato, a Missão reafirma a sua total disponibilidade para apoiar a implementação deste acordo em estreita coordenação com o governo congolês, a União Africana, as organizações regionais e todos os parceiros internacionais", acrescenta o comunicado.

A MONUSCO destacou ainda o "papel fundamental" dos Estados Unidos na facilitação do acordo, em colaboração com o Qatar e o mediador nomeado pela União Africana (UA), o presidente togolês Faure Gnassingbé.

Reconheceu ainda as iniciativas promovidas pela Comunidade da África Oriental (CAO) e pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), blocos regionais compostos por oito e 16 países, respetivamente.

O acordo entre Kigali e Kinshasa, que entrou em vigor de imediato, visa pôr fim ao conflito no leste da RDCongo, onde o exército combate o grupo rebelde apoiado pelo Ruanda, o Movimento 23 de Março (M23), e terminar um ciclo de três décadas de tensões bilaterais.

O documento reflete o compromisso de ambas as partes com o respeito pelos direitos humanos, pelo direito internacional humanitário e pela promoção ativa da paz duradoura, da estabilidade e do desenvolvimento económico integrado na região.

As suas disposições incluem o respeito pela integridade territorial de cada país, a resolução pacífica de litígios e a proibição de atos hostis e o apoio a grupos armados.

Desde 1998 que o leste da RDCongo sofre um conflito alimentado pela presença de milícias rebeldes e confrontos com o exército, apesar do destacamento da MONUSCO.

Leia Também: Acordo entre RDCongo e Ruanda é “passo importante para a paz”

Fonte: Notícias ao Minuto

Deixei um Comentário

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00