Fonte: Diário Económico
Os governos de Moçambique e do Maláui estão a preparar a construção de dois portos secos nos corredores da Beira e Nacala, nas províncias de Sofala e Nampula, respectivamente. As infra-estruturas serão erguidas no âmbito das estratégias para a viabilização do projecto de Comércio e Conectividade da África Austral, que visa a prosperidade económica e a livre circulação de pessoas e bens ao longo dos corredores existentes.
De acordo com uma informação divulgada nesta segunda-feira, 27 de Novembro, pelo jornal notícias, a intenção foi revelada pelo ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, no quadro da realização da reunião bilateral com o ministro malauiano dos Transportes e Obras Públicas.
Segundo o dirigente, durante os encontros de trabalho, os dois governos discutiram a revisão e implementação integral do corredor de desenvolvimento da Beira e a harmonização dos procedimentos e operações de transporte rodoviário no que diz respeito ao licenciamento, fiscalização e taxa.
“Estamos confiantes no trabalho desenvolvido pelas equipas técnicas e convencidos de que estão lançadas as bases para uma nova normalidade na cooperação e colaboração, da qual Moçambique espera resultados concretos para o desenvolvimento das duas economias e a melhoria da vida das comunidades”, avançou.
Mateus Magala recordou que, recentemente, Moçambique, Maláui e Zâmbia assinaram um acordo tripartido sobre o transporte ferroviário e rodoviário, uma reafirmação, ao mais alto nível, da vontade das três nações de revitalizar o corredor de Nacala.