O Governo moçambicano e oito parceiros de cooperação assinaram um novo memorando de entendimento,
visando a melhorar da qualidade da educação em Moçambique.
Um comunicado do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), refere que o acordo, assinado na sexta-feira entre o Governo e o grupo de oito parceiros de cooperação (Portugal, Alemanha, Canadá, França, Finlândia, Itália,
Irlanda e Unicef) que contribuem para o Fundo de Apoio ao Setor da Educação (FASE), vai apoiar o Plano Estratégico 2020/2029.
A Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano e a Representante dos Parceiros de Cooperação destacaram a importância de assegurar o acesso à uma educação de qualidade, a implementação e consolidação de um Sistema de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem alinhado com o plano baseado e m resultados , a transferência do foco da planificação e financiamento para a reforma e implementação, e por fim um Plano de Desenvolvimento de Recursos
Humanos do Sector virado para o alcance dos objectivos, reforço e capacitação do potencial dos funcionários a todos os níveis.
“Juntos temos seguido o progresso do setor da educação no quadro da implementação do anterior Plano Estratégico. Juntos vamos assegurar que mais crianças moçambicanas possam aprender melhor na vigência do novo plano de Educação 2020-2029”, disse Katarina Johansson, do Unicef, em representação dos parceiros de cooperação, citada no
comunicado. Através do novo acordo pretende-se renovar e reforçar a parceria através do apoio a uma mudança sustentada do sistema, transferindo o foco: da planificação e financiamento para a reforma e implementação; da expansão do acesso à educação para a qualidadeda educação; e das contribuições para o sistema para resultados produz idos pelo Si s te m a de Educação. Segundo o documento, anualmente os parceiros têm contribuído com cerca de 80 milhões de dólares para a educação em Moçambique, o que representa 9% do Orçamento do Estado para a Educação. Desde a criação do FASE, em 2002, os Parceiros já contribuíram o valor total de 1,5 mil milhões de dólares americanos.
Criado em 2002, o FASE (Fundo de Apoio ao Sector da Educação)é um mecanismo preferido para apoiar a
implementação do Plano Estratégico de Educação em Moçambique. Junto com seus anexos, o Memorando do
Entendimento do FASE permite ao Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), parceiros e Organizações da Sociedade Civil trabalharem juntos para o mesmo objectivo, para melhorar a educação em Moçambique.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em regiões mais difíceis do mundo, para alcançar as
crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para as ajudar a atingir o seu verdadeiro potencial. Presentes e m 190 paí ses e territórios , trabalhamos para cada criança, em todo o lado, todos os dias, para construir um mundo melhor para todos. E nunca desistimos.
Fonte: Ponto Certo