Fonte: Esquento
Moçambique e a Zâmbia estão a programas uma série de encontros para o aprofundamento da cooperação, sobretudo nas áreas de agricultura e energia. O Presidente da república, Filipe Nyusi, disse que devido ao interesse dos dois países no assunto, os encontros devem acontecer o mais breve possível. Filipe Nyisi falava a jornalistas moçambicanos à saída do Estádio Heróis Nacionais, em Lusaka, local que acolheu a investidura do novo presidente da Zâmbia, Akaike Ishilima, eleito no escrutínio de 12 de Agosto corrente. Ishilema foi eleito com mais de dois milhões e oitocentos mil votos, derrotando dezasseis candidatos, incluindo Edgar Lungo, que ontem terça-feira abandonou o poder.
Filipe Nyusi, felicitou o povo zambiano por ter contribuído para que as eleições presidenciais de 12 de Agosto corrente, decorressem num ambiente calmo e ordeiro.
Países da região austral de África estiveram representados na cerimónia. Os líderes africanos que intervieram disseram estar abertos para continuar o projecto de desenvolver a SADC, na companhia do novo Presidente da Zâmbia.
Já o professor moçambicano de relações internacionais, Calton Cadeado, disse que o resultado das eleições zambianas devem servir de lição para os partidos políticos do mundo e África, em particular.