Home Internacional “Não lutem, malta”. Russos ‘divertem-se’ com arrufo entre Trump e Musk

“Não lutem, malta”. Russos ‘divertem-se’ com arrufo entre Trump e Musk

por karinganakaringana
0 comentários

O volte-face na relação entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e o empresário Elon Musk tem estado nas bocas do mundo – incluindo na Rússia. De facto, foram várias as personalidades que, com alguma ironia à mistura, asseguraram que aquele país poderá oferecer “asilo político” ao bilionário sul-africano.

“Penso que Musk está a jogar um jogo completamente diferente e não precisará de asilo político. Embora, se precisasse, a Rússia pudesse certamente fornecê-lo”, disse o vice-presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Duma, Dmitry Novikov, à agência Tass.

Estas declarações surgiram depois de o aliado de Trump, Stephen K. Bannon, ter apelado a uma “investigação formal” ao estatuto de imigrante do dono da Space X.

“Estou convencido de que se trata de um estrangeiro ilegal e que deve ser imediatamente deportado do país”, argumentou, citado pelo New York Times.

Já o ex-presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança do país, Dmitry Medvedev, garantiu que o Kremlin poderá “facilitar a conclusão de um acordo de paz entre D e E por uma taxa razoável e a aceitar ações da Starlink como pagamento”.

“Não lutem, malta!”, escreveu, na rede social X (Twitter).

Também o antigo diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin, se juntou às demonstrações (provocatórias) de apoio, ao sugerir que Musk integrasse o lado russo na guerra contra a Ucrânia.

“Elon, não fique chateado! É respeitado na Rússia. Se nos Estados Unidos tiver problemas insuperáveis, venha ter connosco e torne-se um de nós – um combatente ‘Bars-Sarmat’. Aqui encontrará camaradas de confiança e total liberdade de criatividade técnica”, escreveu, no X.

Aliás, o magnata nacionalista Konstantin Malofeyev equacionou que agora seria “a melhor altura para contra-atacar”.

“Podemos ficar contentes por não terem tempo para nós”, disse.

“Porque é que não nos podemos dar todos bem?”, questionou ainda Kirill Dmitriev, chefe do fundo soberano da Rússia, no X. Depois, perguntou ao Grok, o chatbot de IA da rede social, como é que Musk e Trump podiam reconciliar-se.

Já o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, apontou que o arrufo se tratava de um assunto interno dos Estados Unidos, ainda que se tenha mostrado confiante de que Trump lidará com o assunto.

“Os presidentes lidam com um grande número de coisas diferentes ao mesmo tempo, algumas mais e outras menos importantes”, disse, citado pela agência Reuters.

Recorde-se que Trump confessou estar "muito desapontado" com Musk, depois de este o ter criticado pela assinatura da proposta orçamental, que contempla cortes de impostos e planos de despesas.

O chefe de Estado sugeriu que Musk, que se afastou do governo em maio, depois de dirigir o tumultuoso Departamento da Eficiência Governamental, sente falta de estar na Casa Branca e sofre da "síndrome de desarranjo Trump".

O magnata atribuiu ainda o afastamento de Musk ao descontentamento deste com a sua intenção de eliminar o crédito fiscal para viaturas elétricas, algo que, disse, era do conhecimento do empresário.

Musk, por seu turno, negou estas afirmações e classificou a medida como uma "abominação" desastrosa para as finanças públicas.

Entretanto, o pioneiro dos veículos elétricos caiu 14,26%, perdendo 150 mil milhões de capitalização bolsista, no seguimento do confronto entre os dois milionários.

Leia Também: “Pobre rapaz tem um problema”. Trump equaciona vender ou doar Tesla

Fonte: Notícias ao Minuto

Deixei um Comentário

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00