Fonte: O País
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Daniel Nivagara, visitou o Centro de Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento Humano (CTTDH), uma unidade estabelecida pelo Ministério de tutela, através do Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento Comunitário (CITT), de modo a assegurar a transferência de tecnologias para cerca de 62 000 habitantes do distrito de Molumbo.
O CTTDH é um laboratório comunitário onde a comunidade desenvolve várias experiências e tem acesso ao conhecimento científico, tecnologias e inovações. Durante a sua visita ao CITTDH, Nivagara conheceu as acções que esta unidade está a desenvolver de forma integrada em diferentes pilares de intervenção, como a agricultura, saúde, educação, água e saneamento e infra-estruturas.
No local onde foi construído o CTTDH, o ministro inteirou-se das facilidades em infra-estruturas para a transferência de tecnologias para as comunidades, por exemplo, um aviário em construção onde foi explicado que terá uma capacidade de 1000 frangos que irá servir como um espaço para treinar as comunidades em técnicas de produção de frango de corte e inclui a componente de literacia e numeracia como parte de gestão de negócio de frango.
O governante passou em revista as obras de uma estufa que está projectada como centro de treinamento da comunidade em técnicas de produção de plântulas de hortícolas e mudas de fruteiras, bem com obras das escola secundária local, cuja construção se enquadra no financiamento que MCTES teve do Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID), no âmbito do Projecto Vila Sustentável de Molumbo (PVSM), e que será entregue ao Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano assim que as obras terminarem.
Trata-se de uma escola piloto numa iniciativa que o MCTES pretende desenvolver a nível nacional, baseado num sistema de aprendizado científico, onde agrupa as disciplinas educacionais de ciência, tecnologia e matemática. As obras irão terminar a 30 de Outubro próximo podendo estar em condições para entrada em funcionamento no próximo ano lectivo.