Sem categoria

ONG revela lista de 10 empresas que ganharam mais concursos nas FDS entre 2015-2019

Fonte: Carta Mz

No seu mais recente estudo sobre o custo financeiro do combate aos ataques terroristas na província de Cabo Delgado, o Centro de Integridade Pública (CIP), uma organização da sociedade civil que se dedica à defesa da integridade e transparência na gestão do erário, revela haver 10 empresas que se destacaram como “grandes fornecedoras” de bens e serviços de natureza não militar ao sector da defesa e segurança entre 2015 e 2019, ou seja, durante o primeiro mandato de Filipe Jacinto Nyusi.

Na pole position, diz o CIP, está a Indústria Nacional de Uniformes Policiais (INUPOL, Lda.), baseada em Maputo, que facturou um total de 969,2 milhões de Meticais (cerca de 24% do valor total das adjudicações do sector neste período). A INUPOL, diz o estudo, é detida pela Mozambique Holdings, Limitada e Chicamba Investimentos, SARL.

Em segundo lugar aparece a empresa Armazéns Anita & Serviços, Lda., que se dedica à venda de produtos de mercearia. A empresa amealhou um cumulativo de 430,7 milhões de Meticais (cerca de 10%) pelo fornecimento de géneros alimentícios/víveres para o sector castrense. A empresa, adianta a organização, tem como sócios José Raul Alves Pinhal Júnior e Culssum Amad.

O pódio das empresas de elite no fornecimento de bens e serviços às Forças de Defesa e Segurança é encerrado pela Lacmane Comercial, Limitada. A empresa pertencente à Arvinkumar Lacmane, Nilam Arvinkumar, Bijal Arvinkumar Lacmane e Jatin Arvinkumar Lacmane arrecadou 294,8 milhões de Meticais de 2015 a 2019, representado 7%.

A empresa Armazéns Munira, Lda. ocupa a quarta posição no ranking, com adjudicações no valor de 151,9 milhões de Meticais (4%), enquanto o Grupo ACI, Lda. está no quinto lugar com adjudicações na ordem de 128,9 milhões de Meticais (3,2%). A empresa é detida por Mahomed Zahid Abdul Carimo Ismail e Asslamo Abdul Carimo.

A sexta posição é ocupada pela ATA Construções, Lda., que embolsou 89 milhões de Meticais (2,2%), seguindo-se (no sétimo lugar) o Supermercado da Baixa, Lda., com 71 milhões de Meticais (1,7%). A empresa é detida por Mahomed Faruk Esmail Mahomed, Muhammad Hassan Faruk Esmail, Anisha Banoo Faruk Esmail, Amrin Faruk Esmail e Zaheda Abdul Gafar.

Nas últimas três posições estão a MHL, AUTO, SA; a Nantong Construction, Lda.; e a Unibasma, Lda.. A MHL, AUTO, SA (oitava posição) facturou 60,9 milhões de Meticais (1,5%) pelo fornecimento de viaturas da marca Mahindra; a Nantong Construction, Lda. (nona posição) cobrou 60,7 milhões de Meticais (1,4%); e a Unibasma, Lda. (último lugar) conseguiu arrecadar 53,6 milhões de meticais, representado 1,3% do total.