Fonte: Jornal Notícias Online
A PRESTAÇÃO de cuidados médicos para pacientes com complicações de saúde relacionadas a diabetes acaba de melhorar com a entrada em funcionamento, sábado, de uma clínica especializada no tratamento do pé diabético na cidade de Maputo.
O empreendimento, baptizado “Clínica Marcelino dos Santos (MS)”, foi inaugurado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi. A unidade é especializada no tratamento de complicações de saúde que, em alguns casos, culminam com a amputação dos membros inferiores, sendo a única no país e a nível da região Austral.
No acto inaugural, o Chefe do Estado sublinhou que os casos de diabetes têm vindo a aumentar no país, estimando-se que, actualmente, cerca de três milhões de moçambicanos vivam com a doença.
Anotou que a doença é umas das causas da morbi e mortalidade precoces, bem como da incapacidade física das pessoas em idade produtiva, com impacto na redução da produtividade e desenvolvimento do país.
Referiu ainda que a clínica vem preencher uma necessidade de que a cidade de Maputo e o país há muito se ressentem para o tratamento especializado de diabetes e outras doenças endócrinas e crónicas que afectam a população.