O SINDICATO Nacional de Jornalistas (SNJ) sugere que as conferências de imprensa e não só passem a ser realizadas via virtual, devido ao aumento dos casos de contaminação e mortes pela Covid-19.
No entanto, nos casos em que a presença física de jornalistas seja de extrema necessidade, devem ser criadas condições para que estes não corram riscos de contaminação, segundo refere o sindicato numa nota de imprensa, na qual se aponta que presentemente não têm sido criadas condições adequadas de distanciamento entre os jornalistas.
“O Sindicato Nacional de Jornalistas lança um veemente apelo às instituições públicas e privadas, que necessitem de cobertura jornalística, para que a solicitem apenas em casos de extrema necessidade”, lê-se no comunicado.
Este órgão concorda que a missão dos jornalistas é levar a informação aos cidadãos e, para isso, há que fazera cobertura de eventos, mas a nota que nada justifica que se corra risco de vida enquanto se puder evitar.
Assim, afirma que os jornalistas devem prevenir-se e as entidades empregadoras devem, também, criar condições de prevenção, desinfectando todo o equipamento antes e depois do uso.
Ainda no comunicado de imprensa, o SNJ avançou que o aumento dos casos está a preocupar o órgão, pois os jornalistas e quadros de produção, tal como os profissionais de saúde, são grupo de riscopor se encontrarem na linha da frente.
“Urge, pois, serem tomadas medidas para maior divulgação e observância das medidas de prevenção em todos os órgãos de comunicação social públicos e privados”, anotou.
Fonte: Notícias