Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024
Home Sociedade PARA PRODUÇÃO E CONSUMO: Aumenta disponibilidade de água em Sofala

PARA PRODUÇÃO E CONSUMO: Aumenta disponibilidade de água em Sofala

by Claudia Guila
0 comment

Fonte: Notícias

MAIS 77 mil pessoas passaram a beneficiar de água na província de Sofala, com a inauguração de infra-estruturas de provisão de água, pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no quadro do Programa de iniciativa presidencial PRAVIDA.

O Chefe do Estado inaugurou sucessivamente os sistemas de abastecimento de água nas vilas de Inhaminga(em Cheringoma) e Marínguè(distrito com o mesmo nome)e ainda a barragem sobre o rio Nhandare(Gorongosa), cujas infra-estruturas custaram aos cofres do Estado mais de 491 milhões de meticais.

O sistema de Marínguè tem capacidade de prover água a cerca de 19 mil pessoaseo de Inhaminga, 35 mil. A barragem de Gorongosa vai beneficiar 45 mil utentes, contra as anteriores 22 mil pessoas.

Trata-se, segundo o Chefe do Estado, de um projecto de desenvolvimento social de grande impacto.

A barragem de Gorongosa, com capacidade de armazenar 300 mil metros cúbicos, permitirá o aumento da taxa de cobertura local de água de 38 para 53,7 por cento, com impacto na situação socioeconómica dos cidadãos.

Tendo em conta as potencialidades agrícolas do distrito de Gorongosa, o Presidente Nyusi sublinhou que a disponibilidade de águavai potenciar a irrigação, impulsionando a produção.

Para isso, chamou particular atenção aossectoresfamiliar e privado no sentido de encontrarem na barragem o espaço para a sua auto-afirmação na produção agro-pecuária.

Nyusi lançou o desafio para o desenvolvimento da cadeia de valores de produtos como o algodão, oleaginosas, hortícolasecereais, para além dacriação de animais, de que a região é rica. Considera, deste modo, que se abre a possibilidade de florescimento da actividade pesqueira, com a criação do peixe em cativeiro, a pensar na segurança alimentar, geração de emprego e renda familiar.

Reconhecendo a necessidade do aumento da actual capacidade de prover água às comunidades, o Presidente Nyusi reafirmou o compromisso do Governo de mobilizar mais recursos, com vista àcriação de mais infra-estruturas de abastecimento de água.

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00