Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024
Home Sociedade Parlamento elogia Manhiça

Parlamento elogia Manhiça

by Claudia Guila
0 comment

Fonte: Expresso da Tarde

Delegação Parlamentar constituída por membros da Comissão dos Assuntos Sociais, do Género, Tecnologias e Comunicação Social (CASGTCS), 3ª Comissão, enalteceu, quarta-feira (21), os esforços do Governo da Manhiça visando a busca de soluções que contribuam para bem-estar da população.

“Queremos felicitar o Distrito pelo trabalho que está a desenvolver em prol do bem-estar da população”, Lúcia Pedro Mafuiane, Presidente da 3ª Comissão e chefe do grupo que trabalha na Província de Maputo para a ferir o pulsar do executivo no cumprimento do Plano Económico e Social (PES) e Orçamento do Estado (OE), tendo enaltecido o facto de o distrito ter colocado um Centro de Saúde em cada Localidade das 13 que existentes naquele distrito.

Mafuiane acrescentou que os parlamentares estão cientes das dificuldades que o distrito enfrenta. ”Contudo, queremos encorajar-vos para que continuem a trabalhar em prol do bem-estar da população”, sublinhou, congratulando, igualmente, pelos feitos alcançados na cobertura e distribuição de água potável às populações.

Dados do Distrito de Manhiça apontam para a existência de 68 sistemas operacionais de abastecimento de água e 286 furos com bombas manuais e 54 fontanários perfazendo uma cobertura estimada em 73,7 por cento, bem como a provisão de energia elétrica com 937 novas ligações contra 487 do ano transato, uma cobertura avaliada em 67%.

A Presidente da CASGTCS explicou que as áreas acima referenciadas não são da alçada daquele Grupo de Especialidade da Assembleia da República. “Contudo, entendemos que se a população tem energia elétrica, tem acesso a água e a sua produção e produtividade é visível há condições suficientes para que ela consiga desenvolver várias outras acções no âmbito social para a sua vida saudável”, observou.

Ainda em Manhiça, Mafuiane encorajou as autoridades governamentais a continuar a lutar para a transformação do Instituto de Formação de Professores de Chibututuine e dos Hospitais Rural de Xinavane e Distrital de Manhiça em Unidades Gestoras Básicas com vista a conferir melhores serviços à população.

“Apelamos ao Governo do Distrito para que continue a sensibilizar as populações para observância das medidas de prevenção da pandemia da Covid-19, bem como as doenças endêmicas, como HIV e SIDA, enfermidades que ainda são uma maior preocupação não somente no distrito da Manhiça, mas também do país e do mundo em geral”, disse.

Mafuiane lamentou a ocorrência de gravidezes precoces naquele distrito, tendo exortado para a maior investigação para encontrar e punir severamente os autores porque, segundo disse “o lugar da criança não é na maternidade, nem no lar, mas sim na escola. Por isso, é necessário que haja maior divulgação das leis de violência doméstica, de uniões prematuras e da família e, acima de tudo, mais vigilância para mantermos as crianças nas escolas”.

“Continuem a mobilizar recursos para a construção de mais salas de aulas para tirar as crianças do chão. Devemos sensibilizar outros sectores para a criação de melhores condições para as nossas crianças poderem aprender em condições condignas”, sublinhou.

A Administradora, Cristina Mafumo, disse que estão assegurados os indicadores sociais e económicos.

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00