Fonte: Carta Mz
Três supostos insurgentes “caíram” nas mãos da população na tarde do último sábado, na aldeia Nova Zambézia, no distrito de Macomia, província de Cabo Delgado.
As fontes suspeitam que os supostos terroristas tenham caído nas mãos da população após fugirem da ofensiva das Forças de Defesa e Segurança (FDS). Os indiciados foram entregues às FDS, naquele distrito do centro do país.
Refira-se que este não é o primeiro caso a ser reportado naquele distrito. Na semana finda, fontes da “Carta” reportaram a captura de outros dois supostos terroristas, nas aldeias V Congresso e Chai, tendo sido entregues aos milicianos locais.
As fontes contam que os dois supostos terroristas foram executados, embora se tenham declarado vítimas dos terroristas (afirmaram ter escapado das bases dos terroristas, após quatro meses de sequestro).
Terroristas matam uma pessoa em Nangade e na Ilha Muichinga
Enquanto isso, em Nangade, norte da província de Cabo Delgado, uma pessoa foi morta e outra ficou gravemente ferida, na passada sexta-feira, após serem atingidas por tiros durante uma perseguição efectuada pelas tropas moçambicana e ruandesa aos terroristas, nas proximidades da aldeia Namiune.
Segundo as fontes, os tiros foram disparados pelos terroristas, durante a sua fuga, sendo que as FDS e as tropas ruandesas têm apertado o cerco nos últimos dias, obrigando a uma fuga em debandada dos terroristas.
Já há dias, uma embarcação, transportando deslocados dos ataques terroristas, foi interceptada na Ilha Muichanga, tendo sido assassinados os respectivos ocupantes. Entretanto, não se sabe quantas pessoas seguiam no referido barco.