Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024
Home Política PR suspende aulas e passa recolher obrigatório para 21 horas

PR suspende aulas e passa recolher obrigatório para 21 horas

by admin
0 comment

Na sua Comunicação à Nação, esta noite, o Presidente da República anunciou um leque de medidas que visam desacelerar a terceira vaga da COVID-19 no país.

“Estão suspensas aulas em todos os sistemas de ensino, nas cidades de Maputo, Xai-Xai, Inhambane, Beira, Tete, Chimoio, Dondo, Grande Maputo e Manhiça.  O recolher obrigatório passa a vigorar das 21-04 horas em todas as cidades, municípios e vilas. Estão interditos os cultos e todos os eventos sociais privados. Estão interditos os ginásios, teatros, piscinas e casinos”, disse Filipe Nyusi. Está, igualmente, suspenso o ensino pré-escolar em todo o território nacional.

As medidas do decreto anterior são todas mantidas, entretanto constam algumas novidades, tais como o novo horário de funcionamento das instituições públicas, que passa a ser das 08 às 14h.

“Restaurantes e take aways passam a funcionar das 06 às 18h. Barracas de venda de produtos alimentares passam a funcionar das 06 às 17h. Sendo que os mercados das grandes superfícies irão funcionar das 09 às 16 horas de segunda a sábado e das 09 às 13h aos domingos e feriados. As cerimónias fúnebres só podem ter até 20 pessoas”, determinou Nyusi.

Filipe Nyusi informou ainda que os autocarros devem ser desinfectados pelos proprietários.

Ainda em resultado do novo decreto, “todos os passageiros que chegam ao país devem ter teste negativo PCR feito nas anteriores 72 horas” e a validade dos testes PCR passa a ser de sete dias, contra os anteriores 14 dias. Entretanto, as crianças dos zero aos cinco anos de idade podem entrar ao país sem apresentar teste.

Ainda esta noite, o Chefe de Estado anunciou a compra de 11 milhões de doses de vacinas, que poderão estar no país até Agosto e vão ajudar a acelerar o Programa Nacional de Imunização.

As medidas entram em vigor à meia-noite do dia 17 de Julho e têm a duração de 30 dias, mas poderão ser actualizadas ao fim de 15 dias, em função da evolução da situação.

Fonte: O País

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00