Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024
Home Internacional Presidente santomense exonera ministro da Defesa

Presidente santomense exonera ministro da Defesa

by José Nhambirre
0 comment

Fonte: Notícias

O Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, exonerou o ministro da Defesa e Ordem Interna, Óscar Sousa, aceitando a proposta do primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, segundo um decreto hoje(16)consultado pela Lusa.

“É exonerado Óscar Aguiar Sacramento e Sousa das funções de ministro da Defesa e Ordem Interna”, refere o decreto presidencial, datado de sexta-feira(13).

Jorge Bom Jesus tinha proposto, na passada quarta-feira, a exoneração de Óscar Sousa, acusado pela oposição de ter tentado um golpe de Estado.

“Sirvo-me do presente para (…) propor a vossa excelência senhor Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe a exoneração do ministro da Defesa e Ordem Interna, Óscar Aguiar do Sacramento e Sousa”, referia a proposta assinada pelo chefe de Governo datada de 11 de Agosto.

No documento, o primeiro-ministro acrescentou que iria assumir interinamente as funções de ministro da Defesa e Ordem Interna e que a proposta para um novo ministro “será feita oportunamente”.

No mesmo dia, o partido Acção Democrática Independente (ADI) tinha pedido a demissão do ministro da Defesa são-tomense, que acusou de ter ordenado a detenção do Presidente da República e do primeiro-ministro, numa tentativa de golpe no país.

Num comunicado, o ADI afirmou que, no dia 07, Óscar de Sousa, “por sua livre iniciativa e em conluio com alguns oficiais e cidadãos comuns”, protagonizou uma acção a que chamaram de “intentona golpista”, “com a finalidade de deter tanto o Presidente da República como o primeiro-ministro, subvertendo a ordem constitucional”.

“O ministro da Defesa e Ordem Interna, não reúne condições para manter-se num tão importante cargo, pelo que o ADI exige do primeiro-ministro e chefe do Governo, a demissão imediata e incondicional do Sr. Óscar Sousa, das funções”, referiu um comunicado assinado pelo secretário-geral do partido, Américo Ramos.

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00