Fonte:BbcNews
Donald Trump está enfrentando sua última oponente republicana restante, Nikki Haley, em uma eleição primária em New Hampshire na terça-feira. O ex-presidente dos EUA espera dar um golpe nocaute na campanha do ex-governador da Carolina do Sul para ser o candidato republicano.
A Sra. Haley espera que o bloco de eleitores independentes de New Hampshire a ajude a conseguir uma vitória chateada.
O concurso segue a vitória esmagadora do Sr. Trump na semana passada em Iowa.
O eventual candidato republicano desafiará o candidato democrata, provavelmente o presidente Joe Biden, nas eleições gerais de novembro.
Uma disputa entre o Sr. Biden, 81, e o Sr. Trump, 77, seria uma repetição da votação presidencial de 2020.
Os democratas também estão votando em suas primárias em New Hampshire na terça-feira, mas por causa de uma disputa entre funcionários do partido nacional e local, o Sr. Biden é o primeiro presidente em exercício a não aparecer na cédula.
A corrida pela nomeação republicana diminuiu para apenas dois no domingo, depois que o governador da Flórida, Ron DeSantis, ficou em segundo lugar nos caucuses de Iowa e depois se demitiu e endossou o Sr. Trump.
O Sr. Trump já tinha uma vantagem de dois dígitos em muitas pesquisas de opinião realizadas em New Hampshire antes da saída do Sr. DeSantis. A maioria das pesquisas sugere que a maioria dos apoiadores do governador da Flórida vê o Sr. Trump como a próxima melhor opção.
Uma nova pesquisa divulgada pela Universidade de Suffolk e pelo Boston Globe na manhã de terça-feira mostrou o Sr. Trump 19 pontos à frente da Sra. Haley, 57% a 38%. Uma segunda pesquisa da Universidade de Monmouth e do Washington Post mostrou que ele estava com uma vantagem de 18 pontos, 52% a 34%.
Em um comício em Laconia, New Hampshire, na segunda-feira à noite, o Sr. Trump disse que sua campanha tem que “vencer por grandes margens” para “enviar um sinal de que não estamos jogando. Este país foi para o inferno.”
“Se você quer um candidato perdedor que coloque a América em último lum, vote em Nikki Haley”, acrescentou.
Ele disse à multidão que “globalistas e comunistas de esquerda radical” estavam convencendo os liberais a votar nela nas primárias republicanas.
“Eles querem correr contra ela porque ela é tão fácil de vencer”, acrescentou.
A maioria dos eleitores em New Hampshire votará durante o dia na terça-feira, mas na pequena Dixville Notch, um punhado de pessoas votaram à meia-noite em uma tradição de décadas. Todos os seis eleitores registrados na cidade resort escolheram Nikki Haley em vez de Donald Trump.
Em um evento de campanha no início do dia, a Sra. Haley, 52 anos, disse que o Sr. Trump estava preocupado com os casos criminais e civis que enfrenta. Ele nega todas as acusações, alegando perseguição política.
“Quando você ouve Trump falar”, disse ela, “do que ele está falando? Queixas, o passado. Ele está falando sobre vinganças.
A Sra. Haley, que foi embaixadora da ONU sob o presidente Trump, acrescentou: “Quando você sair na terça-feira, você vai decidir: você quer mais do mesmo, ou quer algo novo?”
Falando em um evento separado em Salem na noite de segunda-feira, a Sra. Haley pediu aos eleitores que a apoiassem, argumentando que as pesquisas mostram que ela tem uma chance melhor em uma eleição geral contra o presidente Biden.
“Temos um país para salvar e temos a oportunidade de salvá-la”, disse ela.
Qualquer pessoa em New Hampshire pode votar nas primárias, e o estado é visto como mais moderado do que o profundamente conservador Iowa. O Sr. Trump ganhou a indicação republicana no estado em 2016 e 2020.
A campanha de Haley está fixando suas esperanças de uma potencial vitória de choque nos 40% dos eleitores em New Hampshire que estão registrados de forma independente.
As primárias democratas de New Hampshire, que também são realizadas na terça-feira, estão no centro de uma disputa entre funcionários do partido estadual e o Comitê Nacional Democrata nacional.
New Hampshire é geralmente a primeira primária no calendário eleitoral dos EUA, mas o DNC nacional mudou a ordem para tornar a Carolina do Sul em primeiro lugar, argumentando que isso refletia melhor a diversidade do país.
Funcionários do partido local em New Hampshire decidiram fazer as primárias de qualquer maneira, então o DNC disse que não concederia nenhum delegado, efetivamente não reconhecendo os resultados, e o Sr. Biden não estaria na cédula.
Em vez disso, alguns dos aliados democratas do Sr. Biden em New Hampshire estão pedindo aos eleitores que escrevam seu nome na cédula quando votarem.
As pesquisas no estado começarão a fechar em 1900 EST (0000 GMT), com a última fechando uma hora depois. Resultados preliminares são esperados por volta dessa época, embora a contagem final possa levar mais várias horas.