A Sociedade financeira internacional, organismo para o sector privado do Banco Mundial, assina a 14 de Dezembro, em Paris, um acordo com a Proparco, da Agência Francesa para o desenvolvimento. Em causa está um protocolo versando sobre segurança alimentar em África.
Fonte: RFI
A Sociedade financeira internacional (IFC, na sigla em inglês), membro do grupo do Banco Mundial, chegou a um acordo com a Proparco, da Agência Francesa para o Desenvolvimento (AFD), que visa apoiar as pequenas e médias empresas em África.
Vice-Presidente da IFC, Sérgio Pimenta detalhou para a RFI os contornos deste protocolo, que apoia “particularmente [as empresas] que trabalham no sector agrícola e alimentar”:
O protocolo vai permitir apoiar as operações de comércio internacional para as empresas que exportam e importam produtos em África, com um foco específico, também aqui, na importação e exportação de produtos alimentares dentro do próprio continente africano.
Para Sérgio Pimenta, as duas instituições mencionadas, focados no desenvolvimento do sector privado, contribuem para impulsionar o trabalho que a AFD está a fazer em África.
A IFC integrou a Lusphone Development Compact em 2021, e desde então, vários projectos estão em curso nos países lusófonos, nomeadamente apoios à criação de projectos, através de escritórios em Angola, Moçambique, Cabo Verde e equipas dedicadas à Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe.