Fonte: Domingo
Nos últimos anos assistimos a vinda em massa de bandas e músicos angolanos para actuarem em palcos moçambicanos. Uns até preferiram sempre trabalhar com os instrumentistas moçambicanos por causa da sua qualidade e mestria na execução. E, no mercado angolano, pouco ou quase nada se divulga sobre a produção musical moçambicana.
Preocupado com esta situação, o músico e produtor moçambicano Michel do Rosário aproximou-se e trabalhou com o músico angolano Nelo Paim. O seu labor em estúdio resultou em um projecto denominado MOZANGO (Mozambique-Angola). O lançamento oficial do MOZANGO será feito no dia 13 de Agosto corrente através das plataformas digitais.
“MOZANGO é um projecto que pretende proporcionar o intercâmbio entre artistas angolanos e moçambicanos. Para dar o ponto inicial concebemos a música ‘Ai Saudades’ que é o primeiro single do projecto. Na verdade este single é um brinde para moçambicanos e angolanos, que neste momento de pandemia sentem saudades de conviver, dançar, conversar, abraçar-se como era antes”, afirma Michel do Rosário.
Os mentores da iniciativa afirmam que mais do que um projecto discográfico, MOZANGO pretende ser uma plataforma com artistas dos dois países, que no futuro pode evoluir para uma produtora.
“Para além da produção musical, outra meta é dar maior visibilidade aos músicos moçambicanos em Angola, apresentando anualmente um álbum do projecto, com tournés dos artistas pelos dois países irmãos. Os duetos entre artistas, a aposta em talentos e o relançamento da carreira de músicos renomados, hoje afastados dos palcos também, está na nossa agenda”, explica Nelo Paim, irmão mais novo do conceituado músico angolano Eduardo Paim.
Através do MOZANGO osmentores pensam fazer o lançamento de novos talentos, nas vestes de empreendedores culturais.
“São muitas ideias que pairam nas nossas cabeças. Estamos a pensar, por exemplo, num dueto entre Carlos Lamartine e Wazimbo, ou mesmo Jimmy Dludlu e Simmons Manssini, como Otis e Nanuto, entre outros. São sonhos musicais que gostaríamos de realizar no futuro”, afirma Michel do Rosário.
CANTAR PELA COVID-19
“Ai Saudades” é o single que será lançado no dia 13 de Agosto. Os dois jovens artistas, no tema em kizomba, trazem uma mensagem de esperança em uma conversa entre dois amigos, um no Atlântico e outro no Índico, a abraçarem-se e a dançarem, mas cientes de que não é possível estarem juntos neste momento da pandemia.
O tema foi gravado em Luanda e Maputo, cidades nas quais estão a fazer as filmagens para o vídeoclip que será editado em Moçambique, país ao qual muitos artistas angolanos se rendem devido ao talento das produtoras locais. Depois de “Ai Saudades”, outros temas surgirão.
“Um dos problemas que enfrentamos é o facto de a nossa música não ter espaço em Angola. Mas aqui consumimos a música angolana quer através das rádios, assim como concertos. E cremos que através desse projecto podemos introduzir a nossa música em Angola”, explica Michel do Rosário.