Home Internacional “Recuperação dos corpos”? Rússia espera “confirmação oficial” da Ucrânia

“Recuperação dos corpos”? Rússia espera “confirmação oficial” da Ucrânia

por karinganakaringana
0 comentários

"Aguardamos uma confirmação oficial da parte ucraniana de que procederá à recuperação dos corpos", declarou o militar à imprensa russa, acrescentando que também integra a delegação negocial em Istambul.

Fomin lamentou que nem na sexta-feira, nem no sábado, a Ucrânia tenha confirmado a receção dos cadáveres.

"Há indícios de que a entrega poderá ser adiada para a próxima semana", acrescentou.

O vice-ministro assegurou que a Rússia está preparada para repatriar mais de 6.000 corpos, que poderão ser transportados por camiões ou comboios.

"Não farei comentários sobre a polémica em torno de uma eventual politização desta decisão. Trata-se de uma ação puramente humanitária, e não é a primeira. Infelizmente, também não será, ao que tudo indica, a última", frisou.

O responsável assegurou ainda que a parte russa está disposta a cumprir "todos os acordos, tanto no que diz respeito à devolução dos corpos de militares ucranianos mortos em combate, como no que toca à troca de prisioneiros".

Este sábado, o chefe da delegação russa nas negociações, Vladímir Medinski, acusou a Ucrânia de "adiar indefinidamente" a troca de prisioneiros de guerra com menos de 25 anos, doentes graves e feridos.

Por sua vez, a Ucrânia acusou a Rússia de manipulação pelas alegações de que Kyiv teria adiado a troca por tempo indefinido, e questionou a real capacidade de decisão da equipa negocial russa, sublinhando o incumprimento de compromissos assumidos.

"Apelamos à parte russa para que não crie obstáculos artificiais nem difunda declarações falsas que impeçam a devolução dos prisioneiros ucranianos e para que não transfira os seus para a Rússia", declarou o Ministério da Defesa da Ucrânia, num comunicado divulgado no Telegram.

A mesma nota, assinada pelo ministro Rustem Umerov, chefe da delegação ucraniana, denuncia mais uma tentativa de "reverter" os acordos de Istambul, o que "volta a levantar dúvidas sobre o grau de autoridade e capacidade da equipa negocial russa".

Relativamente à troca de corpos de soldados mortos em combate, as autoridades ucranianas asseguraram que ainda não foi acordada uma data, e acusaram Moscovo de recorrer a "ações unilaterais".

O comunicado termina apelando à Rússia para "pôr fim aos jogos sujos" e regressar ao trabalho construtivo, com vista à implementação dos compromissos "nos próximos dias".

Leia Também: Kyiv diz ter neutralizado 40 de 49 ‘drones’ lançados pela Rússia

Fonte: Notícias ao Minuto

Deixei um Comentário

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00