Fonte: Vertical
O Presidente da Comissão de Inquérito Independente e Multissetorial criada pelo Governo para investigar as causas do acidente de Maluana, distrito da Manhiça, na Província de Maputo, afirmou que a fadiga, excesso de velocidade e ultrapassagem irregular, são as principais causas do acidente ocorrido no dia 03 de Julho último que causou (38)trinta e oito óbitos e (27)vinte e sete feridos entre graves e ligeiros.
José Muchine explicou que o acidente ocorreu num lugar próximo à uma curva e uma escola, uma zona com sinais verticais indicando a aproximação a uma curva e a passagem de peões.
O Presidente da Comissão de Inquérito Independente e Multissetorial criada pelo Governo para investigar as causas do acidente de Maluana, referiu ainda que o camião que transportava areia que estava no local do acidente, não estava em movimento mas sim estacionado e sem nenhuma sinalização.
Conforme José Mutchine a velocidade excessiva, a fadiga do condutor, que dirigia há mais de 15 horas com apenas 15 minutos de descanso estiveram estão entre os factores que causaram aquele fatídico acidente.
A lei observa que o automobilista não pode fazer mais de 8horas no volante por dia e a Comissao foi mais longe ao dizer que houve falta de fiscalização por parte dos agentes fiscalizadores de trânsito.