Fonte: O País Online
642 alunas do ensino secundário dos distritos de Quelimane e Nicoadala acabam de beneficiar de bicicletas, no âmbito do programa Eu Sou Capaz, da iniciativa da Primeira-dama da República, Isaura Nyusi. A cerimónia foi dirigida esta segunda-feira pelo secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo.
São meios importantes e que vão apoiar as raparigas no processo de ensino e aprendizagem. Muitas delas residem distante das escolas e, com os meios, espera-se reforçar a assiduidade. Percorrem em média 20 quilômetros para encontrar uma escola secundária.
“Queremos destacar que esta actividade, de apoio em bicicletas as raparigas, não iniciou este ano, iniciou em 2022. Começamos sobretudo na província de Manica e Sofala, numa altura em que a província da Zambézia ainda não era beneficiária. Na província de Sofala e Manica, nós atingimos 30 escolas, 16 distritos e 4.662 raparigas no processo de distribuição de bicicletas. Neste ano 2024, estamos a entregar os meios em 10 escolas de cinco distritos da província de Cabo Delgado”, explicou Oswaldo Petersburgo.
O secretário de Estado da Juventude e Emprego disse ainda que “aqui na Zambézia vamos atingir 22 escolas em 11 distritos, na província de Manica 17 escolas em 9 distritos, Sofala 14 escolas de oito distritos e na província de Maputo três escolas em dois distritos”.
No distrito de Nicoadala beneficiaram de bicicletas 362 raparigas, enquanto que Quelimane 280. Foram, ainda, entregues duas oficinas para reparação dos meios.