Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024
Home Cultura Seminário discute políticas culturais e novas abordagens

Seminário discute políticas culturais e novas abordagens

by José Nhambirre
0 comment

Fonte: O País

Decorre entre hoje e amanhã, na cidade de Maputo, a 5.ª edição do seminário de jornalismo cultural, constituído por fóruns de discussão e oficinas sobre o papel deste na história da comunicação e cultura no país.


O evento propõe debates sobre “Cultura como Objecto de Política Pública” e “Jornalismo Cultural na Internet: Sustentabilidade e novas abordagens”. Estas abordagens são consideradas necessárias devido à pandemia do novo coronavírus, doença que “empurrou” a realização de eventos culturais para plataformas “online”.

Pelo segundo ano consecutivo, este seminário terá um carácter virtual, e poderá ser acompanhado a partir das 17.00h nas páginas oficiais do Museu Mafalala, “Camões” e SoArte Media.


“Esta edição é carregada de simbolismo tendo em conta o percurso do projecto na história da comunicação e cultura em Moçambique, resistindo às constantes mudanças de contextos, sobretudo nos últimos dois anos, e criando fóruns de discussão sobre o papel do jornalismo na consolidação do ‘ecossistema’ cultural no país”, explica a organização.

Ao longo dos últimos cinco anos, continuam, é notório o aparecimento de canais alternativos que procuram construir novos espaços para a arte e o exemplo dessa realidade são as plataformas digitais que se dedicam à produção de conteúdos em diversos formatos para um público cada vez mais abrangente.

O evento conta com uma curadoria que propõe reflexões sobre as actuais narrativas e os caminhos a trilhar pelo sector criativo.

Assim, a sessão inaugural, que vai debater o tema “Cultura como Objecto de Política Pública”, terá três oradores, nomeadamente os músicos e docentes Eduardo Lichuge e Rufas Maculuve, e Ivan Bonde, director do
Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INIC).

A segunda e última sessão, que vai reflectir sobre “Jornalismo Cultural na Internet: Sustentabilidade e novas Abordagens”, vai sentar à mesa os jovens jornalistas Hélio Nguane, Eduardo Quive, Hugo Chichava e Márcio Luz

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00