Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024
Home Internacional Sindicato francês apela ao asilo dos magistrados afegãos

Sindicato francês apela ao asilo dos magistrados afegãos

by José Nhambirre
0 comment

Fonte: Noticias ao minuto

Sindicato francês apela ao asilo dos magistrados afegãos

A União Sindical de Magistrados (USM) franceses, pediu ao chefe de Estado, Emmanuel Macron, para que seja concedido asilo aos juízes afegãos, particularmente às juízas, ameaçadas após a proclamação do Emirado Islâmico, em Cabul.

“Desde o dia 15 de agosto que pedimos para que sejam retiradas rapidamente as juízas afegãs que foram particularmente ameaçadas depois de o país ter caído nas mãos dos talibãs”, disse a presidente do USM, Céline Parisot, a rádio Europe 1.  

“Até ao momento a resposta que recebemos foi a de que devemos identificar as mulheres”, disse a presidente da principal estrutura sindical dos magistrados de França.

“Algumas recusam-se a fugir, mas a maior parte, infelizmente, tem de sair do país contra a própria vontade porque contribuíram para a democracia. Elas esperavam uma melhoria da situação no país, mas, infelizmente ,veem que hoje isso não vai ser possível e que o retrocesso vai ser extremamente rápido e brutal”, disse Parisot.

“Na verdade, os talibãs não toleram as mulheres que exercem uma profissão de poder” acrescentou.

“Elas (magistradas afegãs) estão a receber ameaças. Alguns de nossos colegas já morreram em ataques. Não são só mulheres, obviamente também há homens, mas ser mulher frente aos talibãs é muito pior”, lamentou.

“As pessoas que foram condenadas pelos nossos colegas afegãos foram libertadas pelos talibãs, que abriram as prisões. Por isso, é extremamente difícil para eles (juízes). Nunca mais podem exercer em segurança”, disse Parisot, frisando que os reclusos libertados podem “vingar-se”. 

A França estabeleceu uma ponte aérea para retirar franceses e afegãos do país, tendo o primeiro voo transportado sobretudo cidadãos franceses. 

Os primeiros cidadãos afegãos resgatados pelo Estado francês chegaram na quarta-feira a Paris a bordo de um avião militar que transportava 200 passageiros.

O Governo de França prevê realizar mais voos a partir do aeroporto militar de Cabul durante os próximos dias.

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00