Home Internacional Sírio acusado de ajudar jovem que planeou atentado em concerto de Taylor

Sírio acusado de ajudar jovem que planeou atentado em concerto de Taylor

por karinganakaringana
0 comentários

Um jovem sírio foi acusado pelas autoridades alemãs de estar envolvido num plano terrorista que tinha como alvo um concerto de Taylor Swift, em Viena, Áustria, em agosto do ano passado.

Segundo o Ministério Público alemão, citado pela BBC, Mohammad A, menor de idade, foi acusado de apoiar uma organização terrorista estrangeira e de ter ajudado um jovem, que tencionava levar a cabo um atentado suicida, a traduzir instruções em árabe sobre como fabricar bombas. Além disso, facilitou o contacto entre o suspeito e um membro do Estado Islâmico.

"Mohammad A aderiu, pelo menos desde abril de 2024, à ideologia da organização terrorista Estado Islâmico", afirmou o Ministério Público Federal da Alemanha.

"Entre meados de julho e agosto de 2024, ele esteve em contacto com um jovem adulto da Áustria que planeava um ataque bombista a um concerto da cantora Taylor Swift em Viena", acrescentou.

O principal suspeito do caso foi identificado como Beran A., que, segundo as autoridades, fazia parte de uma célula do Estado Islâmico no leste da Áustria. Na altura, foram detidos vários suspeitos relacionados com o caso.

As autoridades encontraram material dos grupos terroristas Estado Islâmico (EI) e Al-Qaida na casa de um dos suspeitos e apuraram que os detidos estavam concentrados nos planos de ataque desde o final de julho.

Beran A, atualmente com 20 anos, é natural de Ternitz, no sul de Viena, foi detido antes dos três concertos de Taylor Swift na cidade – todos esgotados – após uma denúncia da CIA, a agência de serviços de inteligência dos Estados Unidos.

Na altura, Omar Haijawi-Pirchner, diretor dos Serviços de Informação da Áustria (DSN), revelou que o jovem planeava um atentado suicida com o objetivo de "matar um grande número de pessoas".

"O seu objetivo era matar-se a si próprio e a um grande número de pessoas, hoje ou amanhã, durante o concerto", acrescentou. "Tencionava cometer um atentado com explosivos e armas brancas".

Já o governo austríaco, através dos ministros da Administração Interna e dos Negócios Estrangeiros, garantiu ter sido "evitada uma tragédia".

Juramento, contactos e o plano. Tudo sobre ameaça que visava Taylor Swift

Juramento, contactos e o plano. Tudo sobre ameaça que visava Taylor Swift

Continuam a surgir detalhes em torno do plano frustrado para levar a cabo um ataque terrorista nos espetáculos de Taylor Swift.

Notícias ao Minuto | 17:27 – 09/08/2024

Na sequência das detenções, Taylor Swift anunciou o cancelamento de três concertos previstos na capital austríaca, marcados para os dias 8, 9 e 10 de agosto, no Estádio Ernst Happel.

"Devido à confirmação pelas autoridades governamentais de um ataque terrorista planeado no Estádio Ernst Happel, não temos outra opção senão cancelar os três espetáculos planeados para a segurança de todos", escreveu a Barracudamusic, responsável pela organização dos espetáculos, num comunicado publicado na rede social Facebook.

Mais de 65 mil fãs eram esperados diariamente no Estádio Ernst Happel. Além disso, segundo as autoridades, esperava-se que mais cerca de 20 mil pessoas estivessem nas proximidades do local durante os concertos.

Leia Também: Pela 1.ª vez em Portugal, menor é condenado por terrorismo: Que se sabe?

Fonte: Notícias ao Minuto

Deixei um Comentário

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00