Fonte: Diário económico
A Chronus Robotics, uma empresa que se dedica à criação de robots, sediada na Lituânia, desenvolveu o robot Kim-e, uma “cadeira de rodas invisível”.
“Parece que a deficiência muitas vezes só se torna visível quando uma cadeira de rodas entra em acção. O nosso desafio era manter a pessoa visível, deixando despercebida não só a cadeira de rodas, mas também a condição”, explica a empresa.
Segundo o site Época Negócios, o que diferencia o equipamento é o facto de possuir um mecanismo que permite determinar a posição de utilização, seja ela sentada ou semi de pé. Não só o processo é feito em segundos, como não é necessário qualquer controlo remoto, pois é o movimento da parte superior do corpo que determina as alterações, bem como o deslizamento, que não requer a utilização das mãos.
uma carga de quatro horas é suficiente para percorrer até 30 quilómetros. O utilizador pode deslocar-se em todos os tipos de terreno, incluindo terrenos acidentados, graças aos pneus todo-o-terreno e ao amortecedor pneumático integrado.
De acordo com o portal Tech Blog, o robot pode atingir uma velocidade máxima de 19km/h e uma carga de quatro horas e suficiente para percorrer até 30 quilómetros. O utilizador pode deslocar-se em todos os tipos de terreno, incluindo terrenos acidentados, graças aos pneus todo-o-terreno e ao amortecedor pneumático integrado.
Chronus Robotics não anunciou um preço nem quando é que as vendas do Kim-e vão começar. Mas quem estiver interessado pode reservar uma viagem de teste no site da empresa.