Fonte: Lance mz

As basquetebolistas moçambicanas Tamara Seda e Onélia Mutombene sagraram-se ao principio da noite desta quinta-feira campeãs de Angola pela equipa sénior feminina do Primeiro de Agosto que derrotou no jogo quatro a turma do Inter Clube de Luanda (então campeã em título) por 67 – 60, colocando o play-off da final em 3-1.
Para conquistar esta prova disputada no sistema de “playoff” a melhor de cinco partidas, o 1º de Agosto venceu o primeiro encontro, por 64-62, o terceiro, por 68-56 e agora o quarto, por 67-60 e averbou derrota no segundo desafio, 46-49.
As moçambicanas tiveram uma prestação importante para que o D’Agosto recuperasse o título de campeão angolano, sobretudo a exibição da poste Tamara Sede foi irrepreensível, contribuindo no derradeiro jogo com 23 pontos marcados.
Seda foi mesmo considerada a MVP desta final pelas exibições que demonstrou ao longo destas cerca de duas semanas em que esteve ao serviço da equipa angolana, recebendo rasgados elogios por parte da estrutura técnica da equipa “militar”.
Refira-se que Tamara Seda, emprestada pelo Kutxabanki Araski da Espanha, e Onélia Mutombone, cedida aos “militares” pelo Ferroviário de Maputo, sendo que depois desta missao que culminou também com a conquista da Taça de Angola, há cerca de uma semana, regressam à casa com espirito de missão cumprida.
As “militares” saíram em desvantagem no primeiro quarto (11-19), mas melhoraram a exibição no segundo período, que lhe permitiu empatar o marcador ao intervalo, por 34-34 e no terceiro quarto fixaram uma vantagem de sete pontos (55-48).