Fonte: Notícias ao minuto
De acordo com um comunicado da Autoridade da Aviação Civil da Tanzânia, a medida foi tomada em resposta ao facto de a entidade congénere queniana ter negado à Air Tanzania as aprovações necessárias para operar todos os voos de carga entre os dois países.
Segundo o comunicado, a proibição dos voos de passageiros da Kenya Airways terá início a 22 de janeiro.
Na sequência do anúncio, os ministros dos Negócios Estrangeiros da Tanzânia e do Quénia escreveram na rede social X que estavam a tentar resolver o litígio de forma amigável no prazo de três dias.
A medida da Tanzânia é o mais recente episódio de litígio comercial que aflige o bloco económico regional de oito membros da Comunidade da África Oriental.
O Quénia já bloqueou anteriormente a importação de leite do Uganda e de produtos agrícolas da Tanzânia.
A Tanzânia restringiu a importação de cebolas para o Quénia, o que provocou uma subida vertiginosa dos preços deste produto de primeira necessidade.
O Uganda, país sem litoral, está a processar o Quénia no Tribunal de Justiça da África Oriental por ter negado à empresa estatal Uganda National Oil Co. uma licença para operar e tratar das importações de combustível no porto de Mombaça, no Quénia, com destino a Kampala.