Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024
Home Política União Africana vai enviar 400 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 aos estados-membros

União Africana vai enviar 400 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 aos estados-membros

by Claudia Guila
0 comment

Fonte: Carta Mz

O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) irá pré-financiar a aquisição, através de uma garantia de compromisso de até 2 biliões de dólares, de 400 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 aos fabricantes em nome dos estados-membros da UA.

Para a materialização desta iniciativa, a União Africana estabeleceu a equipe Africana de Aquisição de Vacinas (AVATT), como uma componente de apoio à Estratégia de Vacinas para a África, endossada pelos Chefes de Estado e de Governo da UA em Agosto de 2020.

Através desta  iniciativa foi assinado um acordo para a compra de 220 milhões de doses da vacina única contra a Covid-19 da Johnson & Johnson, com potencial para solicitar 180 milhões de doses adicionais. Em janeiro de 2022, o número de vacinas que estará sendo disponibilizado será superior a 25 milhões por mês.

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, disse que isso dará ímpeto à luta contra a Covid-19 em todo o continente e lançará as bases para a recuperação social e económica de África. “Este é um passo importante nos esforços de África para salvaguardar a saúde e o bem-estar do seu povo. Trabalhando juntos e reunindo recursos, os países africanos conseguiram garantir milhões de doses de vacinas produzidas aqui mesmo na África”, afirmou.

John Nkengasong, Director dos Centros Africanos para Controle e Prevenção de Doenças (CDC da África), afirma que  “durante os últimos meses, vimos a lacuna de vacinação entre a África e outras partes do mundo aumentar, e uma terceira vaga devastadora atingiu nosso continente. As entregas a partir de agora nos ajudarão a obter os níveis de vacinação necessários para proteger as vidas e meios de subsistência africanos”.

De acordo com a Comissão Económica das Nações Unidas para a África, as 400 milhões de vacinas são suficientes para imunizar um terço da população africana e levar a África a meio caminho da sua meta continental de vacinar pelo menos 60% da população.

A UNICEF, em colaboração com a Plataforma de Suprimentos Médicos da África (AMSP), está fornecendo serviços logísticos e de entrega aos Estados-membros.

Strive Masiyiwa, Enviado Especial da União Africana, disse que “entregar as nossas primeiras doses aos Estados- membros da União Africana é um marco sem precedentes. Estamos envidando esforços incansáveis para ajudar cada Estado-membro a alcançar a sua meta de imunizar 60% dos africanos, conforme recomendado pelo CDC da África ”.

As vacinas de dose única da Johnson & Johnson vão permitir melhorar consideravelmente o nível de vacinação em todo o continente. 

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00