Fonte:O Pais
A arbitragem moçambicana continua a destacar-se a nível internacional e, esta quinta-feira, 20 Árbitros de três categorias do futebol receberam reconhecimento através de insígnias. Destes, há árbitros que renovam o estatuto e aqueles que entram pela primeira vez.
Trata-se de seis árbitros centrais de futebol de 11, nomeadamente Celso Alvação, Simões Guambe, Wilson Muianga, Artur Alfinar e Ema Novo, para além da Cacilda Fernando, que entra pela primeira vez neste leque de árbitros internacionais, bem como dos assistentes Arsénio Maringule, Zacarias Baloi, Venestácio Cossa, Teófilo Mungoi, Olívio Saimone, Olinda Augusto e Roda Mondlane.
No Futsal, foram reconhecidos os árbitros Hilário Vicente, Santos Mahumane, Lúcio Namaroi e Alberto Júlio, enquanto no futebol de praia passam à categoria de internacionais os árbitros Ângelo Almeida, Dique Salvador e João Armindo, alguns deles que vão ajuizar jogos do torneio regional Cosafa, em Março próximo.
Para a Federação Moçambicana de Futebol, representada no acto pelo respectivo secretário-geral, Hilário Madeira, é um orgulho para o país continuar a ter muitos árbitros internacionais.
“Esta classe é uma das mais sacrificadas e nos últimos anos temos sido solicitados em várias provas do mundo, e é sinal de que temos estado a fazer um bom trabalho e o desafio é estarmos em mais provas e termos mais quartetos para árbitros de sexo feminino, e acreditamos que vamos ter sucessos nas provas que vão ser realizadas nos próximos dias”, disse Madeira.
O presidente da Comissão Nacional de Árbitros de Futebol (CNAF), Francisco Machel, diz que é mais um desafio que se coloca à arbitragem moçambicana, que deve ser representada pelos vinte árbitros que receberam insígnias da FIFA.
“É um desafio para eles, e esperamos que continuem a fazer um bom trabalho para dignificar a arbitragem moçambicana”, disse Machel, acrescentando que “o trabalho deles começa aqui dentro, onde devem mostrar um trabalho que evite situações em que a arbitragem é posta em causa”.
Já os árbitros que receberam o reconhecimento internacional mostraram-se satisfeitos e prometeram realizar um trabalho que evite situações que não abonam a classe.
20 Árbitros que receberam insígnias internacionais:
Árbitros centrais:
Celso Alvação (I’bane)
Artur Alfinar (Sofala)
Wilson Muianga Mapto
Simões Guambe Maputo
Cacilda Fernando (Niassa)
Ema Novo (Mapto Prv.)
Assistentes:
Arsénio Maringule (
Zacarias Baloi
Venestácio Cossa
Teófilo Mungoi
Olívio Saimone
Olinda Augusto
Roda Mondlane
Futsal:
Hilário Vicente
Santos Mahumane
Lúcio Namaroi
Alberto Júlio
Futebol de praia:
Ângelo Almeida
Dique Salvador
João Armindo