Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024
Home Economia e Negócios Zig-Zag económico na África do Sul

Zig-Zag económico na África do Sul

by Claudia Guila
0 comment

Fonte: Redactor

Os recentes motins ocorridos na vizinha República da África do Sul e o prolongamento, este mês, das restrições relacionadas com a pandemia, ameaçam interromper a tendência de subida do indicador avançado sobre a actividade empresarial.

Enquanto que os últimos dados sobre este indicador apontam para a uma forte aceleração do Produtor Interno Bruto (PIB) real no segundo trimestre do ano, a África do Sul poderá registar uma contração acentuada da actividade económica nos três meses seguintes devido a estes tumultos.

Mais de 200 lojas da Shoprite afectadas O maior retalhista da África do Sul disse que mais de 200 das lojas do grupo foram afectadas pelos saques e estragos ocorridos na semana passada nas províncias do país de KwaZulu-Natal e Gauteng.

Apesar da Shoprite não ter indicado o número de lojas que teve que encerrar durante estes tumultos, o grupo anunciou que a maioria das lojas que foram encerradas por precaução foram, entretanto, reabertas.

Mr. Price O outro retalhista renomad no mercado do país vizinho, o Mr. Price, recebeu a aprovação do Tribunal da Concorrência do país para adquirir a empresa de produtos de cozinha Yuppiechef e que esta aquisição ficará efectiva a 1 de Agosto. O CEO do Mr. Price referiu que esta aquisição vai possibilitar a empresa de servir novas base de clientes e crescer áreas de negócio dentro do grupo.

O preço da transação ainda não foi anunciado, mas deverá equivaler a 1% da capitalização bolsista do Mr. Price.

Geração de energia

A icónica Cidade do Cabo pretende assegurar mais de 450MW de energia através de recursos renováveis de modo a reduzir a dependência da energética estatal, Eskom, bem como reduzir a emissão de gases estufa.

A segunda maior cidade da África do Sul – também conhecida como “um dos destinos mais preferidos do turismo” deste país – está a estudar várias opções e espera que a maior parte da sua electricidade venha a ser gerada por centrais fotovoltaicas, com 150MW provenientes de centrais na cidade e 300MW compradas a centrais localizadas fora da Cidade do Cabo.

Pfizer/BioNTech A Pfizer e a BioNTech acordaram uma parceria com o Biovac Institute da África do Sul, uma empresa parcialmente detida pelo Governo de Pretória, para a produção de mais de 100 milhões de vacinas da Covid-19 na fábrica que a empresa tem na Cidade do Cabo. As empresas esperam integrar esta fábrica do Biovac na sua rede de distribuição até ao final deste 2021 e iniciar a produção das doses finais da vacina em 2022.

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00