A estratégia de marketing/comunicação de uma empresa é clara relativamente aos objectivos de marca e de vendas mas os acontecimento e tendências obrigam as empresas a ajustamento de táticas.
O Papel da Informação num Mercado Dinâmico
Numa economia cada vez crescente e dinâmica as informações mudam drasticamente os cenários de mercado, por isso o controle desse trafego de notícias e debates na media digital é importante para evitar crises de comunicação, prever cenários de crescimento, ganhar oportunidade de posicionamento da marca e bem como estar informado sobre a concorrência e actividades do regulador do sector.
A Importância de Decidir com Base em Dados
O posicionamento da marca deve sempre ser suportado por informações fidedignas e sistematizadas, garantindo assim, que as actividades programadas sejam alinhadas com o contexto de mercado.
O Clipping como Ferramenta Estratégica
O clipping surge como a principal base para obtenção destes indicadores da exposição mediática tradicional e digital. Um serviço de clipping proporciona mais tempo de análise estratégica nos departamentos de Marketing e Comunicação nas empresas, com base em evidencias.
A Monitoria de notícias é a base para análise aprofundada de mercado, obtendo indicadores sobre a concorrência, regulador, governos, opiniões, e com isso encontrar oportunidades de posicionamento da marca. Independentemente do sector de actividade e dos objectivos da pessoa colectiva ou singular, obter informação sobre o mercado para um correcto ajustamento do posicionamento.
Ignorar esta componente na Gestão de Comunicação é o mesmo que imaginar um aeroporto sem a torre de controle de tráfego aéreo e que recebe muitos voos. É assim que se comporta o mercado da media moçambicana, que comporta acima de 100 meios de comunicação social que devem ser analisados.
Media Tradicional, Dados e Decisões Estratégicas
Mesmo com o crescente uso da media digital, a media tradicional irá manter a sua importância e credibilidade dado controlo editorial que obedece a técnicas do jornalismo, o que mantém a imprensa como um parceiro sólido na divulgação das acções.
A cultura de gestão baseada em dados estatísticos ainda regista um baixo número de empresas que adotam este modelo, tomando decisões com base no empirismo ou na convicção.
Este tipo de pensamento caracteriza-se por profissionais que apenas buscam cobertura jornalística e evitar notícias negativas, dando-se por satisfeito, porém, esta limitação, compromete a estratégia de relacionamento com a imprensa.
As vantagens de contratar um serviço de clipping são inúmeras — mas destacamos algumas que fazem toda a diferença:
- Gerar indicadores sobre a exposição do sector;
- Acompanhar actividades da concorrência e do regulador;
- Encontrar oportunidades de exposição;
- Possibilidade de se antecipar a possíveis problemas;
- Detectar objeções com o público e a sociedade;
- Encontrar focos de crise;
- Entender o que as pessoas e a mídia pensam sobre a empresa;
- Controlar situações adversas e que prejudiquem a reputação;
- Planejar estratégias para melhorar a reputação na media;
- Monitorar os concorrentes e traçar planos para se destacar no mercado;
- Identificar momentos em que a marca não está sendo citada e planejar ações para conquistar espaço;
- Mensurar os resultados da equipe de comunicação, relações publicas ou assessoria
de imprensa.