Fonte: 360Mozambique
O governo sul-coreano, por meio da Agência de Cooperação Internacional da Coreia (KOICA), disponibilizou um total de 4 milhões de dólares na quarta-feira (21) para apoiar pessoas deslocadas no norte do país, especificamente aquelas na província de Cabo Delgado.
O dinheiro foi dado ao Programa Alimentar Mundial (PAM) através da assinatura de um acordo para implementar o projeto chamado “Melhorando a Segurança Alimentar e a Resiliência das Comunidades Vulneráveis e Contribuindo para o Nexus Humanitário-Desenvolvimento-Paz em Áreas Frágeis do Norte de Moçambique”.
De acordo com o diretor da KOICA, Jinjoo Hyun, a contribuição destina-se a ajudar a fornecer assistência básica aos deslocados pelos ataques terroristas que estão ocorrendo. “A intenção é fortalecer a resiliência das comunidades vulneráveis”.
Por sua vez, a diretora do PAM em Moçambique, Antonella D’Aprile, explicou que nos próximos três anos, o dinheiro apoiará a reintegração de mais de 50.000 pessoas que retornaram às suas áreas de origem, por meio da assistência alimentar e da criação de oportunidades de geração de renda, com foco no empoderamento de mulheres e crianças.
“As comunidades que retornaram enfrentaram desafios significativos nos últimos anos e, por meio deste programa, pretendemos apoiá-las para se tornarem mais auto-suficientes”, disse ele.
D’Aprile acrescentou que o projeto também abordará a restauração dos ecossistemas locais e adaptará as comunidades aos eventos climáticos extremos recorrentes que assolam Moçambique, em um momento em que o país está na estação chuvosa, que começou em outubro e termina em abril.
A província de Cabo Delgado enfrenta ataques terroristas há mais de seis anos, o que levou a uma resposta militar desde julho de 2021, com o apoio de Ruanda e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, liberando distritos próximos aos projetos de gás.
Após um período de relativa estabilidade, novos ataques e movimentos foram registrados nas últimas semanas, levando entidades estrangeiras a restringir as viagens para essa parte do país.